Comunicação com propósito: Prefeitura promove capacitação antirracista ministrada pelo jornalista Herivelto Oliveira
Jornalista destacou sobre a importância da representatividade negra no jornalismo para as futuras gerações
Como forma de propor reflexões de como os negros são representados na mídia, a Prefeitura de Campo Magro convidou o jornalista Herivelto Oliveira, nesta segunda-feira (30), para ministrar a Capacitação em Comunicação Social Antirracista.
Este encontro, organizado de forma conjunta entre a Secretaria Municipal de Assistência Social e o Departamento de Comunicação e Cerimonial, teve por objetivo minimizar estereótipos relativos à população negra, por meio de um jornalismo que contempla a todos os cidadãos sem distinção de raça. Para compreender os mecanismos de produção de conteúdo no mundo televisivo, em horário nobre, o jornalista Herivelto apresentou dados estatísticos da própria pesquisa de mestrado, no qual detectou que mais de 50% da população brasileira é formada por negros e pardos.
Diante deste contexto, fez uma análise do principal jornal do país, identificando o perfil das fontes escolhidas para conceder entrevista. Segundo a pesquisa, “a discussão sobre a proporção de negros na população brasileira e a representatividade não se refletem na seleção de fontes do telejornal em análise”. Esta reflexão foi voltada para os servidores e a comunidade de Campo Magro, tendo em vista a promoção de políticas públicas aos negros do município. Além disso, capacitar a comunicação para que não reforce, nas produções de conteúdos, estereótipos relativos às minorias sociais, em especial, a população negra.
Jornalista Herivelto Oliveira ministrou Capacitação em Comunicação Social Antirracista. Foto por Pedro Lima - Departamento de Comunicação da Prefeitura.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao
continuar
navegando, você concorda com estas condições.