Prefeitura de Campo Magro recebe equipe do Colégio Estadual do Paraná
A Prefeitura de Campo Magro recebeu na manhã desta segunda-feira, dia 24 de fevereiro, a equipe que coordena o planetário do Colégio Estadual do Paraná. O encontro alinhou alguns objetivos em reativar as atividades do Observatório Astronômico Professor Leonel Moro, localizado no bairro Juriqui em Campo Magro.
A parceria aconteceria por meio de uma cooperação entre o Município e o Colégio Estadual do Paraná (CEP). Estiveram presentes na reunião o prefeito Bozinha; a secretária municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer Alecsandra Jarek Boza; o secretário municipal de Turismo, Wagner Goulart; Simone Martinez Camargo, diretora da Educação; a diretora do CEP, Laureci Schimitz; o coordenador do planetário do CEP, Amaui José da Luz Pereira; e a professora do ensino de Física, Juliana Loch.
A partir dessa cooperação, a Prefeitura de Campo Magro cederia o espaço onde abriga o observatório. E, em contrapartida, o local faria um atendimento educacional a toda rede municipal e estadual em Campo Magro. “Aos alunos que queiram e têm interesse pelo espaço, o observatório possui um espaço para telescópios e realizar observações do sol durante o dia. E é uma tradição, já desde a fundação do município, realizar esses atendimentos para os alunos”, destaca o coordenador Amauri Pereira.
Ele lembrou também a limpeza e a roçada realizada pela nova gestão, no entorno do observatório. Trabalho este segue sendo realizado em toda a Campo Magro.
Novidade para a futura cooperação
Foto: Matheus Marcellus.
Outra novidade destacada e que está sendo desenhada, após a cooperação ser efetivada, a instalação de uma antena de 25 metros com um radar que possuirá uma cúpula de 6 metros de diâmetro e radar banda C. E, a partir dessa antena, deve ajudar toda a região metropolitana de Curitiba na prevenção de catástrofes.
"É um radar de prevenção de catástrofes que pode operar nas condições mais severas, tanto que é previsto para esse radar um fornecimento de energia via gerador próprio. E assim para que ele possa, quando o tempo estiver mais impiedoso possível,fornecendo dados científicos e meteorológicos. Assim, ajudaria as equipes de Defesa Civil na prevenção dessas catástrofes num raio de 150 quilômetros a partir do observatório", releva.
A gestão deve analisar a parceria e também a possibilidade de um planetário em Campo Magro.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao
continuar
navegando, você concorda com estas condições.