Rod. Gumercindo Boza nº 20823 Centro, Campo Magro/PR CEP: 83535-000

Notícia

Prefeitura Municipal de Campo Magro


Após levantamento, nova gestão de Campo Magro encontra a Saúde do município precarizada


Foi realizado, nesta semana, um levantamento detalhado sobre a situação da saúde campomagrense. Por meio de uma apuração detalhada da nova gestão de Campo Magro, foram encontrados problemas delicados de falta de médicos em unidades básicas de saúde (UBS) e falta de medicamentos essenciais destinados à população.

Esses foram alguns exemplos de precarização em Campo Magro, listados pela secretária da Saúde Tatiane Walger. 

Falta de medicamentos e atendimento essencial

Em conversa, a secretária apontou que uma das principais preocupações do município é a falta de medicamentos para o pleno atendimento da população. De acordo com os dados levantados pela Secretaria da Saúde, remédios de intubação e de infarto, por exemplo, estavam em falta e não possuem fácil acesso nas farmácias tradicionais.


Secretária da Saúde, Tatiane Walger, ressaltou os principais desafios dos profissionais de saúde durante os atendimentos à população. Foto: Matheus Marcellus -  Departamento de Comunicação da Prefeitura.
Secretária da Saúde, Tatiane Walger, ressaltou os principais desafios dos profissionais de saúde durante os atendimentos à população. Foto: Matheus Marcellus -  Departamento de Comunicação da Prefeitura.

 

Além dessa carência, Tatiane Walger enfatizou a necessidade de mais profissionais nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), tendo em vista as altas demandas de cada região . Isso porque a equipe terceirizada, que atuava na gestão anterior, foi dispensada dos trabalhos em unidades de saúde localizadas nos bairros Retiro, Conceição dos Correias e Terra Boa. 

No cenário atual, médicos estão se revezando tanto nas UBS quanto no CAPS (Centro de Atenção Psicossocial). Para além da reivindicação de contratação de funcionários, a secretária da saúde almeja reestruturar a Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas, propiciando condições dignas aos profissionais e aos pacientes.

A secretária recorda que, mesmo com as adversidades impostas pela falta de pagamentos e de medicamentos, as consultas não pararam. Na visão dela, “a população não pode pagar por isso”.

Saiba abaixo quais outros problemas foram encontrados nos primeiros dias da nova gestão:

  • Problema atenção básica; 

  • Problemas com urgência emergência;

  • Marcação de consulta;

  • Falta médicos terceirizados, totalizado 9 médicos além de outros dois profissionais no CAPS; 

  • Medicamentos precisaram ser emprestados do município Piraquara;

  • Corte de energia elétrica na Secretaria de Saúde e aluguel atrasado do imóvel; 

  • Pagamento de terceirizada e de fornecedores atrasados. 

 

Redes sociais

Acesse agora as redes sociais da Prefeitura de Campo Magro:

Facebook: @prefcampomagro

Instagram: @prefcampomagro

YouTube: @PrefsCampoMagro


  • Compartilhe:
  • Por: Departamento de Comunicação

Última modificação em 10/01/2025