SOLAR ITA WEGMAN - SEMANA DAS CRIANÇAS EM CAMPO MAGRO
SEMANA DAS CRIANÇAS EM CAMPO MAGRO
Nesta semana as crianças das escolas municipais receberam apresentações culturais, com Contação de Histórias e espetáculos com o grupo de circo.
O Solar Ita Wegman promoveu apresentações culturais com contação de histórias e vivências lúdicas musicais e literárias para 695 alunos da educação infantil de todas as 08 escolas públicas municipais de Campo Magro. Essa ação foi uma parceria do Solar com o grupo Malasartes Educação Sensível e com o Departamento de Cultura da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (SEMEC) da Prefeitura Municipal de Campo Magro.
Os espetáculos foram uma contrapartida da instituição vinculada aos editais de premiação de trajetórias de agentes culturais organizados pela Prefeitura Municipal de Campo Magro com recursos da Lei Paulo Gustavo (LPG) e da Política Nacional de Fomento à Cultura Aldir Blanc (PNAB) do Ministério da Cultura do Governo Federal.
O espetáculo-vivência “Sementes de Primavera – Histórias e Cantigas para a Primeira Infância” é apresentado pela mediadora Adriane Havro, integrante do grupo Malasartes Educação Sensível e educadora social do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Semeando Histórias que o Solar Ita Wegman executa em parceria com o CRAS. A apresentação traz um desenvolvimento lúdico, promovendo a interação das crianças com pequenas histórias, quadras e cantigas da cultura popular brasileira, somadas a outras do repertório da própria artista.
A apresentação cantada “Cantando Contos – Vivências Literárias para a Primeira Infância”, por sua vez, é conduzida pela mediadora Mariana Veríssimo e convida as crianças a interagirem com pequenos contos cantados com gestos e brincadeiras. Mariana também é integrante do grupo Malasartes e é Mestre em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE), linha: Diversidade, Diferença e Desigualdade Social da UFPR, com pesquisas relacionadas à primeira infância. No Solar Ita Wegman, atua em capacitações oferecidas a profissionais da instituição de acolhimento Fundação Solidariedade.
Vivências de narração de histórias são uma reconhecida estratégia para despertar o interesse pelas artes e literatura para alunos da educação infantil, em consonância com o Plano Nacional para a Primeira Infância (PNPI) e o Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL).
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao
continuar
navegando, você concorda com estas condições.