AÇÃO CLÍNICA ITINERANTE PARA CÃES E GATOS ACONTECERÁ NESSE SÁBADO, DIA 09 DE DEZEMBRO

O Município de Campo Magro em ação desenvolvida pela Secretaria Municipal de Saúde, e o departamento de Vigilância Ambiental junto com a Universidade Federal do Paraná, através do programa de residência em medicina veterinária do Coletivo, anunciam os ínicio das ações clínicas para cães e gatos programadas para serem realizadas nos bairros, de maneira itinerante.

O primeiro bairro a receber a ação será o Bom Pastor, porém para os próximos meses iremos percorrer demais bairros do Munícipio.

Ação EXCLUSIVA para moradores deste bairro, sendo obrigatória a apresentação de comprovante de endereço para atendimento.

Objetivo:
- Prevenção das principais doenças de caráter zoonótico através da vacinação, vermifugação e controle de parasitas dos animais, impactando diretamente na promoção da saúde humana e ambiental.
- A microchipagem tem por objetivo a prevenção do abandono, dos maus tratos e o incentivo a doações seguras, pois já temos um banco de dados municipal com número de microchips, dados e endereço dos tutores de mais de 400 animais, com prospecção de ampliação.
- Educação em saúde, orientar munícipes sobre a importância da prevenção na saúde animal e sobre outras doenças de risco atual.
- Castração de machos e fêmeas, para prevenção do abandono, controle populacional, auxílio no manejo comportamental e prevenção de doenças como piometra, câncer de útero, câncer de próstata e doenças sexualmente transmissíveis em cães e gatos.

Local da Ação: Escola Municipal Bom Pastor – Bairro: Bom Pastor
Data: 09/12/2023 - Sábado
Horário: 09H às 16H

100 senhas:
50 para atendimento EXCLUSIVO DE GATOS – no período da manhã (distribuição de senhas ás 09H)
50 para atendimento EXCLUSIVO DE CÃES – no período da tarde (distribuição de senhas ás 13H)

Não será necessário cadastro prévio!

Serviços ofertados gratuitamente à população e seus animais:
- Vacinação de cães com vacina polivalente e antirrábica;
- Vacinação de gatos com vacina polivalente e antirrábica;
- Administração de vermífugos;
- Aplicação de antiparasitários externos (contra pulgas, carrapatos e sarnas);
- Aplicação de microchip de identificação animal;
- Ação de educação e informação em saúde, através de rodas de conversa e fornecimento de material impresso, sobre zoonoses e arboviroses: Raiva, Leptospirose, Esporotricose, Febre Amarela, Dengue, Febre maculosa e sarnas.
Profissionais Envolvidos: Médicos Veterinários, Enfermeiros, Agentes Comunitários.
Desenvolvimento do projeto: Flávia Roberta de Souza, médica veterinária, vigilância ambiental.

• Por:

Última modificação em 04/12/2023