A Prefeitura de Campo Magro realizou uma visita institucional a ACARFS (Associação de Catadores de Materiais Recicláveis da Fazenda Solidariedade). Robson Carvalho de Matos, presidente da associação, e Evellyn Renata Bereza Bueno, analista de meio ambiente, acompanharam a visita e mostraram da ACARFS, em cada setor.
Vale destacar que a associação recebe, em média, 12 caminhões por final de semana, de Campo Magro e região. São, ao todo, 38 associados na ACARFS. Estiveram presentes na visita Maristela Carachenski do Carmo, diretora do Departamento de Cultura e Altair dos Santos, assessor da Secretaria de Planejamento.
De acordo com Robson de Matos, todo o material reciclável vira sustento para as famílias. “Hoje somos em 38 associados, a gente tira a nossa renda daqui. Nossa renda mensal aqui é retirada através desses materiais recicláveis. Peço a todos os campomagrenses a colaboração e a separação do material reciclável em sua casa”, destaca.
Robson lembra da separação do lixo seco do lixo molhado. “Nós pedimos a separação do lixo molhado do lixo seco. Colocando no destino certinho, em dias que os caminhões estão recolhendo. Tudo isso ajuda muito nós que trabalhamos com isso e dependemos desse material. O nosso meio ambiente agradece”, ressalta.
Antes de tudo, o material que chega passa por uma triagem onde há separação de todos os materiais recicláveis. Por meio desses materiais, a associação faz os fardos e, posteriormente, vão para as indústrias. “Das indústrias, que é pago pelo material, e a gente tira a nossa renda através desses materiais vendidos”, relembra Robson de Matos.
Lixo Zero
O presidente da associação destaca que o local todo é lixo zero. O resíduo gerado se torna uma composteira e é usado em plantas. Já o material de rejeitos vai para as cimenteiras, onde trituram e viram combustível para as empresas, por exemplo. E, claro, alimentam os maquinários.
Ecoponto
A Prefeitura de Campo Magro lembra a população dos Ecopontos espalhados pela cidade. A separação dos materiais recicláveis garante ao município bem-estar e qualidade de vida a todos os campomagrenses.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao
continuar
navegando, você concorda com estas condições.