Prefeitura Municipal de Campo Magro
Escola Municipal Palmas, no município de Campo Magro, apresenta falhas na estrutura do prédio. Foto por Gabrielle Cordovi - Departamento de Comunicação da Prefeitura.
Há poucos dias de começar o ano letivo, a Secretaria Municipal de Educação de Campo Magro detectou falhas graves nas escolas municipais, tais como: infiltração e rachadura nas paredes, fiação elétrica exposta, mesas e cadeiras danificadas, banheiros interditados, falta de limpeza nas caixas d’água, restos de obras acumuladas nos pátios de algumas escolas, segurança frágil dos muros escolares, dentre outras questões periclitantes.
O checklist da prefeitura, realizado entre os dias 09 e 10 de janeiro de 2025, marca o início de uma nova gestão voltada para o diálogo e a presença constante da Secretaria de Educação nos ambientes escolares. O intuito é atender as demandas da comunidade, do corpo docente, da direção e coordenação.
Nesta inspeção, a secretaria esclareceu que não deseja impor exigências que não coincidem com as necessidades de cada instituição de ensino. A proposta do órgão é se tornar um braço de apoio das nove escolas e quatro CMEIs do município.
O primeiro contato com a Secretaria de Educação tem como finalidade propiciar uma aproximidade com as diretoras e coordenações. Observou-se que a APMF (Associação de País e Mestres e Funcionários) desempenhou papel essencial como parceria das diretoras no enfrentamento das necessidades escolares.
Há escolas que recorreram à Sanepar para obter as propriedades desativadas e torná-las em um espaço de estudo, contação de histórias e incentivando, assim, os pequenos a leitura.
Escola Municipal Jardim Pioneiros recepcionou a Secretaria de Educação, de Obras e a Primeira-dama para o diagnóstico completo de carências da instituição. Foto por Gabrielle Cordovi - Departamento de Comunicação da Prefeitura.
CMEIs abandonados pela gestão anterior
Durante a inspeção da Secretaria de Educação, os CMEIs do município de Campo Magro (Deputado Aníbal Khury, Eva Nalepa Iarek, Ester Woller Borowski e Julia Lugarini Menegusso) têm algo em comum: abandonados pela gestão anterior.
Dentre as reivindicações das diretoras de cada um dos CMEIs, estão a falta de chuveiros para dar banho nos bebês, escassez de pacotes de leite em pó para alimentá-los e espaços para brincarem no parquinho.
CMEI Julia Lugarini Menegusso solicitou um novo chuveiro para os banheiros do infantil e maternal. Foto por Gabrielle Cordovi - Departamento de Comunicação da Prefeitura.
Elefante branco em escola municipal
Conciliar os estudos com o momento do descanso, por meio da brincadeira e do lúdico, também faz parte do desenvolvimento da infância da criança. No entanto, este não é o caso dos estudantes da Escola João Menegusso Filho, que foram prejudicados pelas obras paradas no interior da instituição.
A cancha é um dos exemplos de obra parada, denominada pelo corpo docente de “elefante branco”. Um resquício da gestão anterior que acaba recaindo no bem-estar de todos que prestam serviços à escola e também na qualidade do ensino.
Além disso, as crianças estão sem refeitório por conta da obra inacabada, localizada no meio do pátio impedindo, assim, o desenvolvimento das atividades pedagógicas e de convivência com os alunos.
Cancha esportiva está com a construção parada desde agosto de 2024. Foto por Gabrielle Cordovi - Departamento de Comunicação da Prefeitura.
Infiltração na estrutura do CMEI Ester Woller Borowski
Em visita ao CMEI Ester Woller Borowski, a Secretaria de Educação de Campo Magro detectou que haviam infiltrações na estrutura do Centro de Educação Infantil.
Esta é uma das principais reivindicações do CMEI para dar início ao ano letivo, no qual a instituição possa oferecer um ambiente agradável e digno às crianças. Vale destacar que as crianças foram remanejadas para outra sala, unindo as turmas, por conta das chuvas, para garantir a segurança devido às condições inadequadas.
CMEI Ester Woller Borowski solicitou a Secretaria de Educação auxílio com a estrutura do centro infantil, que apresenta constantes infiltrações no prédio. Foto por Gabrielle Cordovi - Departamento de Comunicação da Prefeitura.
Educação no campo
Localizada no meio rural de Campo Magro, a Escola Municipal do Campo Professora Mercedes Marques dos Santos conta atualmente com 190 alunos. Na sua grande maioria são crianças que pertencem às 7 comunidades da região.
Mesmo com o espaço amplo para as atividades pedagógicas, a escola tem resquícios de obra parada da gestão anterior. Em conversa com a atual equipe da Secretaria de Educação, o corpo docente solicita o apoio do órgão nas tomadas de decisões e a sua constante presença nas demandas da escola.
Em resposta, a secretaria se coloca à disposição de todas as escolas municipais, prestando suporte, atendimento e ouvindo as reivindicações da categoria. Tendo sempre em vista a formação de qualidade das crianças.
Secretaria de Educação visitou as instalações da Escola Municipal do Campo Professora Mercedes Marques dos Santos. Foto por Gabrielle Cordovi - Departamento de Comunicação da Prefeitura.
Redes Sociais
Facebook: @prefcampomagro
Instagram: @prefcampomagro
YouTube: @PrefsCampoMagro
X: @prefcampomagro
Para visualizar todas as fotos, acesse o link: https://drive.google.com/drive/folders/1Ygpr7Y7ydvAEuha6bGJLKlqjKbtk3ex0?usp=sharing
Última modificação em 29/01/2025
Faça login em sua conta